Instituto de Oftalmologia Castilho
Instituto de Oftalmologia Castilho

Agendamentos: Segunda à sexta: das 8h às 18h30 Sábados: das 8h às 12h

4 sinais de que você tem vista cansada

4 sinais de que você tem vista cansada

 

Conheça mais sobre a doença vista cansada, suas causas, sintomas e tratamentos

 

Você pode já deve ter ouvido alguém falar que tem a vista cansada. Mais do que uma expressão utilizada no cotidiano, essa é uma doença ocular e que precisa de tratamento. Após mais de um ano em quarentena, a exposição de nossos olhos às telas aumentou significativamente. Seja em frente ao celular, ao computador ou à televisão, nós sempre estamos submetidos a uma tela, e isso pode nos levar a presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. 

 

1. Vista cansada: o que é?

 

O nome correto da doença é presbiopia, e ela acomete todas as pessoas, de forma progressiva, iniciando por volta dos 40 anos. A presbiopia é a perda gradual da elasticidade do cristalino (a lente que temos no globo ocular). Todos desenvolverão essa doença, pois é natural que, com o passar do tempo, o cristalino perca a sua elasticidade. 

 

A presbiopia é divida em três tipos: incipiente, o estágio mais tênue da doença, em que há limitações leves; funcional, quando a doença começa a afetar as atividades cotidianas e há comprovação clínica; absoluta, quando a doença está no seu ponto máximo; e prematura, quando os primeiros sintomas aparecem antes dos 40 anos. 

 

É importante ressaltar que a presbiopia não equivale ao cansaço visual que sentimos após um longo dia de trabalho em frente a uma tela de computador ou depois de muitas horas de leitura.

 

2. Causas da vista cansada

 

A principal causa da presbiopia é a perda natural e gradual da elasticidade do cristalino. Contudo, alguns outros fatores podem fazer com que a doença apareça antes do esperado: a doença dos olhos, ou seja, caso você não corrija com óculos de grau ou lentes de contato os erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e o esforço excessivo do aparelho ocular, seja para utilizar o computador, a televisão, o celular ou ao fazer uma leitura mais prolongada. 

 

3. Sintomas

 

Os principais sintomas da presbiopia são:

 

  • Dificuldade para identificar letras muito pequenas
  • Necessidade de muita luz para ler em uma distância considerada normal
  • Visão borrada para ler em distância normal
  • Dificuldade para focar objetos
  • Cansaço nos olhos
  • Dor de cabeça

 

Mas atenção: não é porque você apresenta um ou mais desses sintomas que você, necessariamente, sofre de vista cansada. A consulta a um oftalmologista é imprescindível para que, por meio de exames clínicos, o especialista possa confirmar se você sofre ou não da doença. 

 

4. Tratamentos

 

A pessoa que sofre de vista cansada pode corrigir o problema por meio de três técnicas diferentes:

 

  • Óculos de grau para perto, para longe ou ambos
  • Lentes de contato
  • Cirurgia refrativa (para correção do grau)
  • Quem irá determinar qual técnica será usada é o oftalmologista. Tudo dependerá da avaliação médica, e cada caso é bastante específico, necessitando uma avaliação individual.

 

Agende agora mesmo a sua consulta!

 

A consulta com o oftalmologista deve ser feita regularmente. Só assim você evitará o aparecimento de doenças oculares, podendo diagnosticá-las com muito mais antecedência. Agende agora mesmo uma consulta com um de nossos especialistas. Estamos esperando o seu contato!