Instituto de Oftalmologia Castilho
Instituto de Oftalmologia Castilho

Agendamentos: Segunda à sexta: das 8h às 18h30 Sábados: das 8h às 12h

  • Início
  • Blog
  • Guia prático do uso de lentes de contato

Guia prático do uso de lentes de contato

Conheça os tipos de lentes de contato, quem pode usá-las, benefícios e cuidados necessários

 

Se você usa óculos para correção de grau há algum tempo, já deve ter considerado a possibilidade de utilizar lentes de contato. 

Hoje em dia, as lentes tornaram-se comuns entre todos os públicos: desde os mais jovens até a melhor idade. Alguns usam-nas pelo conforto, outros preferem-nas para práticas esportivas e há aqueles que se acham mais bonitos com lentes de contato… Cada um tem o seu motivo, o fato é que as lentes de contato estão em praticamente todas as casas.

Para você conhecer um pouco mais sobre o mundo das lentes de contato, o Instituto de Oftalmologia Castilho preparou este Guia Prático: abordaremos todos os tipos de lentes de contato, quem pode usá-las, os principais benefícios e, é claro, os cuidados necessários. Vamos juntos?

 

Tipos de lentes de contato

 

O mundo das lentes de contato é bem amplo e você pode encontrá-las em diferentes materiais. Vamos conhecer os tipos de lentes de contato e quais as suas indicações:

 

Lentes gelatinosas

As lentes de contato gelatinosas são indicadas para indivíduos que sofrem de miopia e hipermetropia. Elas são mais fáceis de se adaptar do que as rígidas. São feitas com silicone e hidrogel, materiais que proporcionam um ajuste mais fácil ao olho, por isso são tão confortáveis. 

 

Lentes rígidas

As lentes rígidas são feitas de plástico e silicone. Por serem mais “duras”, esse tipo de lente tem uma durabilidade maior, além de ser mais resistente à presença de bactérias. São indicadas para indivíduos com graus altos e também para o tratamento de algumas doenças oculares. 

 

Lentes tóricas

As lentes de contato tóricas são indicadas para quem sofre de astigmatismo. Para fazer essa correção, elas possuem curvaturas em vários ângulos. As lentes de contato tóricas se apresentam na forma gelatinosa e também na forma rígida. 

 

Lentes multifocais

Você pode não ter utilizado, mas com certeza já ouviu falar dos óculos multifocais. As lentes de contato multifocais funcionam da mesma maneira: para ajustar o foco em diferentes distâncias. Elas se apresentam nas formas rígida e gelatinosa e são indicadas para indivíduos acima dos 40 anos e/ou portadores de presbiopia (perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino).

 

Lentes estéticas

As lentes estéticas podem ou não ter grau e são utilizadas para mudar o visual, seja colorindo ou modelando a córnea. Aparecem na forma gelatinosa.

 

Lentes terapêuticas

Aparecem na forma gelatinosa e são utilizadas por pacientes que fizeram alguma cirurgia ou pequena intervenção nos olhos. Podem ser utilizadas, inclusive, para dormir. 

 

Lentes de descarte diário, mensal e anual

As lentes de contato são diferenciadas, ainda, em três formas quanto ao tempo de descarte:

 

  • Diariamente: tem durabilidade de 24 horas. São indicadas para pessoas que praticam exercícios de contato ou para indivíduos que não conseguem manter as lentes higienizadas da forma correta;
  • Mensalmente: são as mais utilizadas hoje em dia. O indivíduo precisa higienizá-las corretamente para que durem por 30 dias;
  • Anualmente: podem durar até 365 dias. O cuidado com a higiene deve ser ainda maior e o indivíduo deve armazená-las em local adequado. 

 

Quem pode usar lentes de contato?

 

As lentes de contato podem ser utilizadas por todas as pessoas, inclusive crianças. É mais comum vermos adultos as utilizando devido ao processo de higienização que pode ser um pouco mais complicado para o público infantil. As lentes podem ser utilizadas para correção ou apenas para mudar a cor dos olhos. Seja como for, precisam ser indicadas por um oftalmologista.

 

Principais benefícios

 

O uso de lentes de contato traz muitos benefícios para o indivíduo. Entre eles:

 

  • Conforto: trazem mais conforto e liberdade para quem as usa. Não são como os óculos que apertam o nariz, machucam a orelha e estão sempre embaçados. 
  • Estética: as lentes de contato podem ser utilizadas como um item de estética. Sabe aquele desejo de mudar a cor dos olhos? Você pode realizá-lo com as lentes coloridas.
  • Prática de esportes: são ótimas para a prática de esportes, principalmente os de contato. Diga adeus a preocupação com os óculos durante as atividades físicas. 
  • Aumento do campo de visão: ao optar pelas lentes de contato, você perceberá um aumento do campo de visão periférica. Isso é muito importante para algumas atividades específicas, como dirigir, por exemplo.
  • Vida útil: as lentes de contato também têm uma vida útil mais longa que os óculos. Basta seguir os cuidados necessários (que veremos a seguir) e você pode ter o mesmo par de lentes por até um ano.

 

Cuidados necessários

A higiene das lentes de contato é muito importante para evitar problemas e, inclusive, possíveis infecções oculares. Como existem muitos tipos de lentes de contato no mercado atual, você deve seguir as recomendações do fabricante que considerará, principalmente, o material da sua lente.

Seja qual for o material da sua lente, você precisará higienizá-la ao colocá-la pela manhã e retirá-la à noite, com exceção das lentes de descarte diário. Por isso, acorde um pouco mais cedo para realizar esse processo. Nas primeiras noites, uma boa dica é colocar o celular para despertar para lembrar de retirar e higienizar as lentes. Após realizar a limpeza, guarde-as no estojo adequado mergulhadas na solução indicada pelo fabricante.

 

Consulte um oftalmologista

 

Como vimos neste Guia Prático do Uso de Lentes de Contato, elas são indicadas para utilização de qualquer indivíduo, até mesmo crianças e adolescentes. Porém, você não pode simplesmente decidir comprar uma lente de contato, mesmo que seja apenas para modificar a cor do seu olho.

 

Você precisa consultar um médico oftalmologista e conversar com ele sobre a sua vontade de aderir às lentes de contato. Após fazer uma avaliação do seu caso, o especialista poderá indicar o melhor tipo para você. Lembre-se: cada caso é específico e a lente do seu amigo nem sempre é a melhor para você.

 

Agende uma consulta

 

Já conhece os especialistas do Instituto de Oftalmologia Castilho? Agende a sua consulta de rotina e conheça o nosso espaço e os nossos oftalmologistas. Quem sabe você não experimenta o mundo das lentes de contato? Estamos esperando o seu contato para agendar uma consulta. Até a próxima!