Home

>

Blog

>

Deslocamento de retina: quais são os sintomas?

Deslocamento de retina: quais são os sintomas?

Oftalmologista em Presidente Prudente

O deslocamento de retina é um problema ocular que, a depender de cada caso, pode ser de gravidade elevada. Ele consiste na separação da retina para com o globo ocular, e, ao ser diagnosticado, precisa de um tratamento com um oftalmologista. Confira abaixo quais são os principais sintomas do deslocamento de retina.

Sintomas do deslocamento da retina 

Antes de qualquer coisa, é importante entender que será pouco provável que o paciente sinta algum tipo de dor com o deslocamento da retina. Então, atente-se a isso de imediato. Não espere por dores ou o que quer que seja para procurar por um médico oftalmologista especialista em retina em Presidente Prudente

Alguns sintomas comuns do deslocamento de retina com relação a este caso são: 

  • Flashes luminosos;
  • “Moscas volantes” (é quando se tem a impressão de ver insetos se movimentando);
  • Visão embaçada ou turva;
  • Perda total da visão (um caso de gravidade extrema);
  • Sombra na região central ou nas laterais da visão. 

O que causa o deslocamento de retina? 

O deslocamento de retina acontece quando o paciente sofre com uma ruptura ou até mesmo um rasgo na retina. Isso faz com que ela se desprenda do globo ocular, e, assim, não receba os nutrientes necessários para permanecer saudável. 

Por que ocorre o deslocamento de retina? 

Algumas das principais causas para que ocorra o deslocamento de retina são: 

- Doenças inflamatórias ou tumores (tumor como o glaucoma, por exemplo);

- Grau de miopia muito elevado (o que deixa a retina ainda mais fina e mais suscetível a rupturas);

- Diabetes de nível grave;

- Trauma ocular;

- Idade (através de alterações do vítreo - que, com o passar dos anos, vai se tornando mais fluido).

Tem como recuperar a retina deslocada? 

Cada caso precisa ser analisado de forma individualizada. Há situações em que o deslocamento da retina é mais grave, o que compromete a visão sem chances do quadro ser revertido. 

Mas, se o seu oftalmologista - após avaliação - julgar possível o tratamento, então tem sim como recuperar a retina deslocada. Na maioria das vezes, o procedimento utilizado para esta correção é a cirurgia oftalmológica, denominada vitrectomia. Agora, se o deslocamento da retina for de grau menos elevado, é possível que o tratamento seja feito através da fotocoagulação com laser e criopexia. 

Agora que você já entendeu um pouco sobre o deslocamento de retina, sugerimos que, em uma possível dúvida sobre estar ou não passando por este problema, fique atento aos principais sintomas. E, claro, procure por um profissional apto para cuidar desta alteração. 

Nós do Instituto de Oftalmologia Castilho contamos com excelentes oftalmologistas em Rancharia, Presidente Prudente e região, que podem auxiliar você com relação a isso. Entre em contato conosco e agende a sua consulta. 

Aproveite para ler um pouco sobre as especialidades encontradas no Instituto e os exames utilizados para diagnósticos de problemas oculares, em especial os de retina.