Cirurgia de Ceratocone

Crosslinking da Córnea é um procedimento oftalmológico que tem como objetivo aumentar a resistência e estabilidade da córnea, visando impedir a progressão do ceratocone. Essa condição é caracterizada pelo afinamento e alteração da curvatura da córnea, o que pode levar a uma visão distorcida e progressiva perda visual.

Imagem referente ao tratamento: Cirurgia de Ceratocone

Quando a cirurgia de Crosslink é indicada?

A cirurgia de Crosslink tem como principal indicação o tratamento do ceratocone. O procedimento é recomendado nos casos em que há evidências documentadas da progressão do ceratocone. Isso significa que, por meio de exames oftalmológicos e avaliação clínica, constata-se que a condição está em evolução, com um aumento significativo da curvatura corneana e piora da visão.

 

Quais são os procedimentos cirúrgicos?

Após a aplicação do colírio anestésico e dos preparativos iniciais da córnea, é utilizado o colírio de vitamina B2. Esse colírio, combinado com a exposição à luz ultravioleta (UVA) emitida por uma fonte especial, promove o aumento da ligação das fibras de colágeno da córnea. Esse processo é importante para fortalecer e estabilizar a estrutura da córnea, contribuindo para o tratamento do ceratocone.

 

A cirurgia causa dor?

O procedimento é realizado utilizando colírio anestésico, garantindo que o paciente não sinta dor durante a sua realização.

 

Qual é a duração da cirurgia e do período de recuperação?

O procedimento tem uma duração média de 30 minutos. A recuperação ocorre de forma gradual e é acompanhada mensalmente nos primeiros três meses para avaliar os resultados.

Fale agora com a equipe do Instituto de Oftalmologia Castilho

Preencha os campos e logo entraremos em contato