Cirurgias de Retina e Vítreo

O tratamento do descolamento de retina consiste em reposicionar a retina em sua posição original. Existem diversos métodos disponíveis para realizar o procedimento, e o mais apropriado será determinado após a realização dos exames necessários e a avaliação das características individuais do paciente.

Imagem referente ao tratamento: Cirurgias de Retina e Vítreo

Quando a cirurgia é indicada?

Na maioria dos casos, o tratamento do descolamento de retina requer intervenção cirúrgica. A escolha do método de tratamento dependerá do estágio da doença, que será determinado por meio de exames oftalmológicos.

A cirurgia causa dor?

Não, pois a cirurgia é realizada sob anestesia, o que garante que o paciente não sentirá dor durante o procedimento. No entanto, é comum que alguns pacientes experimentem certo desconforto no pós-operatório, para estes casos, são prescritos analgésicos e/ou anti-inflamatórios.

Quais são os riscos?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos, no entanto, no caso do tratamento de descolamento de retina, esses riscos são extremamente baixos. O redescolamento de retina é uma ocorrência rara. No entanto, é fundamental seguir o acompanhamento médico regularmente para monitorar a saúde ocular e garantir a detecção precoce de quaisquer complicações.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O tempo necessário para realizar a cirurgia de descolamento de retina varia de acordo com o método escolhido pelo médico e a complexidade do caso. Geralmente, a duração pode variar de 10 minutos a 1 hora. Já a recuperação pós-operatória é um processo individual e pode levar de 7 a 15 dias, dependendo das características específicas de cada paciente e da gravidade do descolamento de retina. 

Orientações ao paciente

Após a cirurgia, é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos e retorno periódico ao consultório.

Vítreo

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico que envolve a remoção do vítreo, o fluido que preenche o interior do olho. Essa cirurgia é indicada para o tratamento de várias doenças oculares que afetam a retina e o vítreo. 

Quando a cirurgia é indicada?

A vitrectomia é indicada em uma variedade de condições oculares, incluindo distorção macular, descolamento da retina, hemorragia vítrea, tromboses venosas e outras doenças que afetam o vítreo e a retina.

A cirurgia causa dor?

Durante a vitrectomia, é aplicada anestesia local juntamente com sedação para garantir o conforto e minimizar qualquer desconforto durante o procedimento. Após a cirurgia, é comum que o paciente experimente algum desconforto, como sensação de pressão ou irritação nos olhos, para estes casos, são prescritos analgésicos e/ou anti-inflamatórios.

Quais os riscos?

Como em qualquer procedimento cirúrgico, existem riscos, porém, as complicações são raras.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

A cirurgia dura em média 1 hora e a recuperação pode se estender de 7 a 15 dias, dependendo do caso.

Orientações ao paciente:

Após a cirurgia, o paciente deve ficar em repouso, usar corretamente os medicamentos prescritos e retornar periodicamente ao consultório.


 

Fale agora com a equipe do Instituto de Oftalmologia Castilho

Preencha os campos e logo entraremos em contato