Cirurgia Refrativa

A cirurgia refrativa a laser é um procedimento altamente personalizado, realizado com o auxílio de equipamentos de precisão de última geração. É indicada para corrigir diversos problemas de visão, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada). 

Imagem referente ao tratamento: Cirurgia Refrativa

Quando a cirurgia é indicada?

A cirurgia refrativa a laser é recomendada para pessoas com mais de 20 anos que desejam reduzir ou eliminar a dependência de óculos ou lentes de contato. No entanto, é importante que essas pessoas não apresentem doenças oculares e tenham resultados favoráveis nos exames pré-operatórios, que são realizados para avaliar a elegibilidade para o procedimento.


A cirurgia refrativa a laser causa dor?

Durante a cirurgia refrativa a laser, não há sensação de dor, uma vez que os olhos são anestesiados com o uso de colírios. No período pós-operatório, é possível ocorrer algum desconforto temporário, que pode durar apenas alguns dias, dependendo da técnica utilizada no procedimento.


Quais são os riscos?

Os riscos associados à cirurgia refrativa a laser são mínimos, uma vez que o oftalmologista realiza uma avaliação detalhada do paciente, utilizando diversos exames específicos, a fim de planejar, diagnosticar e prognosticar possíveis contraindicações. Isso garante uma seleção adequada dos candidatos ao procedimento, minimizando eventuais complicações e aumentando a segurança do paciente.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

O procedimento de cirurgia refrativa a laser geralmente dura cerca de 10 minutos para cada olho, embora esse tempo possa variar dependendo da técnica utilizada. A recuperação do paciente é geralmente rápida, permitindo o retorno às atividades normais em um período de 1 a 3 dias após a cirurgia. É importante ressaltar que o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa.

Lente intraocular fácica (LIO fácica)

Alguns pacientes podem apresentar características que contraindicam a cirurgia refrativa a laser, como graus elevados ou córneas com curvatura ou espessura inadequadas. No entanto, para essas pessoas, uma alternativa viável é o implante de lentes intraoculares (LIO). Essa cirurgia é igualmente eficaz na correção da visão e pode proporcionar resultados surpreendentes.

Quando a lente intraocular fácica é indicada?

Indicada especialmente para pacientes com altos graus de miopia e hipermetropia, a cirurgia refrativa a laser é capaz de corrigir miopias de até 18 graus e hipermetropias de até 10 graus. Além disso, casos de astigmatismo e hipermetropia grave também podem ser corrigidos com o uso de lentes intraoculares.

Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?

Na maioria dos casos, a cirurgia dura cerca de 30 minutos em cada olho. A recuperação é tranquila, porém o paciente deverá evitar esforços físicos por 15 dias.

Fale agora com a equipe do Instituto de Oftalmologia Castilho

Preencha os campos e logo entraremos em contato