Home

>

Blog

>

Quais são os tipos de Catarata? Conheça aqui

Quais são os tipos de Catarata? Conheça aqui

Oftalmologista em Presidente Prudente

A catarata é uma das doenças oculares mais comuns e perigosas existentes, podendo levar à cegueira quando não tratada. Disso muitos já sabem, entretanto, você sabia que existem diferentes tipos de catarata?

Nesse cenário, é comum pensar que essa doença só atinja idosos, mas a verdade é que a “catarata do idoso” (como também é chamada a catarata senil) é apenas um dos tipos de catarata.

Existem diferentes tipos de catarata, cada um com suas características distintas. No geral, ela pode ser classificada em 4 variações, conforme abaixo!  

Catarata Congênita

É um tipo de catarata associada aos fatores genéticos do indivíduo, podendo surgir entre os 6 meses de vida a 1 ano de idade. A principal causa da catarata congênita são infecções que a mãe pode ter durante a gravidez, mutações genéticas ou alterações cromossômicas. 

Quanto ao tratamento da catarata congênita, geralmente envolve cirurgia para remover a lente opaca e substituí-la por uma lente artificial. Em alguns casos, é necessário realizar intervenções adicionais para corrigir problemas de visão que possam persistir após a cirurgia da catarata.

Catarata Secundária

A catarata secundária é um tipo de catarata que está ligada a ações secundárias como doenças oculares, sendo alguns casos a uveíte, miopia e glaucoma. Existe também a possibilidade da catarata ser desencadeada por medicações, sendo os anti-inflamatórios e corticóides alguns dos exemplos. 

Catarata Traumática

Como o nome sugere, a catarata traumática é derivada de um trauma que o indivíduo pode adquirir depois de uma lesão ocular, acidente por radiação ou perfuração nos olhos.

A doença acontece quando, no trauma, o dano leva a um processo inflamatório. Com isso, o cristalino começa a ganhar espessura progressivamente, afetando a visão do paciente.

Se essa condição não for tratada, há o risco de cegueira, entre outros problemas de visão. Ademais, também é importante destacar que o tipo de catarata traumática pode acometer qualquer indivíduo, independentemente da idade, e não necessariamente logo após o trauma sofrido. 

Catarata Senil

Sendo o tipo de catarata mais comum, ela surge no processo do envelhecimento das pessoas. Com a idade, a catarata senil afeta mais os idosos – a partir dos 60 anos. Isso porque, com o envelhecimento, o cristalino também passa a se degradar com o tempo.

O envelhecimento do cristalino faz com que essa estrutura perca a transparência, favorecendo o surgimento da catarata. Dessa forma, o indivíduo passa a ter problemas de visão que atrapalham a sua rotina. 

Tratamento para catarata: como funciona?

O tratamento definitivo para a catarata é a cirurgia. Alternativas não invasivas, como uso de colírios ou terapias podem até ajudar, mas a reversão mesmo só acontece por meio do procedimento cirúrgico para remoção.

Isso pode ser feito pela raspagem da lesão ocular ou remoção total do cristalino do olho, e assim efetuar a substituição pela lente artificial. É um procedimento simples e normalmente rápido, feito sob efeito de anestesia. 

Cuide da sua visão com especialistas no Instituto Castilho

Agora que você conhece os principais tipos de catarata, está na hora de descobrir o melhor centro oftalmológico para cuidar da sua visão: o Instituto de Oftalmologia Castilho. Aqui, oferecemos um atendimento completo, desde exames a tratamentos cirúrgicos para os mais variados tipos de catarata. 

Conte com o Instituto Castilho para enxergar o mundo com outros olhos e ter mais qualidade de vida. Entre em contato e agende uma consulta em uma de nossas unidades.