Home

>

Blog

>

Topografia de córnea: conheça mais do exame

Topografia de córnea: conheça mais do exame

Oftalmologista em Presidente Prudente

Entenda em detalhes como funciona o exame oftalmológico topografia de córnea. Este exame é bastante utilizado pelos oftamologistas para analisar a curvatura da córnea e as alterações na superfície do tecido ocular, fazendo uma espécie de mapeamento corneano

Para que serve a topografia de córnea?

A topografia corneana, ou também chamada de topografia da córnea, acumula medições - tanto de posição quanto de altura - de diversos pontos em toda a superfície da córnea. E, essa representação, na maioria das vezes, é mostrada através de gráficos coloridos, por exemplo. 

Algumas das principais indicações da topografia de córnea são: 

  • Diagnóstico do ceratocone (doença em que a córnea fica semelhante a um cone) e de diversas distrofias da córnea;
  • Diagnóstico de patologias como pterígio e úlceras da córnea;
  • Para a realização da cirurgia de catarata;
  • Para a avaliação de tratamentos oftalmológicos;
  • Antes de um transplante de córnea;
  • Antes ou depois da cirurgia refrativa (cirurgia essa que tem como função corrigir problemas como a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo). 

Como é feito o exame de córnea?

O exame de córnea é feito por um especialista de Oftalmologia, sem que seja necessário algum tipo de preparo prévio. A única recomendação que o médico faz é para que o indivíduo esteja sem as lentes de contato. Além disso, esse exame é totalmente indolor, ou seja, não causa nenhum tipo de desconforto ao paciente. 

A topografia de córnea funciona assim:

  • O paciente deve se manter sentado com a testa e o queixo apoiados no topógrafo, com o olhar fixo em um ponto (a ser determinado pelo oftalmologista).
  • O diagnóstico é processado através de análises computadorizadas. 
  • O médico avaliará as imagens processadas - que costumam sair de forma imediata. 

Além de tudo, saiba que o exame de córnea dura, em média, 5 minutos e não necessita da dilatação da pupila para ser realizado. E, para quem se sentir desconfortável com exames de contato ocular, entenda que a topografia da córnea não oferece nenhum contato com os olhos. 

Se você está com algum dos problemas que citamos neste artigo, sugerimos que procure atendimento com um oftalmologista em Presidente Prudente. 

O IOC (Instituto de Oftalmologia Castilho) conta com uma equipe oftalmologistas especialistas em diversas áreas para você ter tudo que precisa em um só lugar. Entre em contato conosco e agende uma avaliação.