Entenda tudo sobre o tratamento de ceratocone. Saiba como funciona este procedimento, se existe cura para a doença e outras informações importantes sobre o assunto.
O que é ceratocone?
Primeiramente, a ceratocone é uma doença de córnea, sendo a córnea uma camada fina e transparente responsável por transmitir a luz sobre a retina. Esta patologia recebe a denominação ceratocone pelo fato de ser uma enfermidade que faz com que a córnea seja empurrada para frente do globo ocular, dando a aparência de um cone.
A ceratocone é uma doença que causa uma deformação na estrutura da córnea, e pode ser percebida pelo oftalmologista em Presidente Prudente ao analisar os exames de vista realizados no IOC (Instituto de Oftalmologia Castilho). Alguns deles que são capazes de dar o diagnóstico são: paquimetria ultrassônica, tomografia computadorizada e topografia computadorizada.
O que faz o ceratocone piorar?
Existem alguns sintomas que fazem com que a ceratocone piore, como por exemplo:
- Coceira excessiva dos olhos
- Alergias dermatológicas
- Alergias respiratórias (como a rinite)
- Higiene inadequado das lentes de contato
- Crises asmáticas
Vale lembrar que quanto pior a ceratocone, mais difícil se torna a visão do indivíduo. Além disso, há pessoas que a partir disso desenvolvem outros problemas como o astigmatismo (dificuldade para enxergar de perto) e a miopia (dificuldade para enxergar de longe).
Quais são as opções de tratamento?
Após o diagnóstico de ceratocone, o paciente precisará conversar com o especialista para que sejam apresentadas as opções de tratamentos cabíveis, de acordo com o caso em específico.
O primeiro tratamento que o oftalmologista em Rancharia poderá recomendar é o uso de óculos, para que a perda da visão seja menos comprometida. Outra alternativa também é o uso das lentes de contato, que auxiliam na acuidade visual.
Um tratamento que é muito indicado, ainda, é o crosslink, que consiste no uso de um laser com o objetivo de estabilizar a doença e melhorar a topografia da córnea.
Já em casos de pacientes com a doença ceratocone em estágio de maior gravidade, é possível que seja indicado o transplante de córnea.
Para todos estes tratamentos, é preciso passar por uma consulta com um médico que esteja apto a esta especialidade. Se quiser, entre em contato conosco e aproveite para se consultar com um dos oftalmologistas do corpo clínico do Instituto de Oftalmologia Castilho.
Afinal, existe cura para a doença da ceratocone?
A ceratocone é uma doença que não tem cura. No entanto, existem tratamentos que podem proporcionar uma maior qualidade de vida aos pacientes e a saúde dos seus olhos.
Em casos de pessoas que não procurarem por um especialista e um tratamento, muito provavelmente haverá uma progressão da doença, de forma que a sensação de "embaçamento" e “perda da visão” ficarão mais intensas.
Já os pacientes que estiverem com um acompanhamento médico e o tratamento devido, poderão ter uma qualidade ocular melhor e a longo prazo. Por isso, nossa sugestão é para que você não deixe de procurar o IOC e cuide dos seus olhos com um dos nossos oftalmologistas.