Sobre o tratamento para glaucoma: entenda como ele funciona e se existe cura para esta doença.
O glaucoma é uma patologia de caráter crônico que afeta o nervo óptico, podendo ou não estar associado ao aumento da pressão intraocular. Pelo fato do nervo óptico ser o responsável por captar as informações que enxergamos e transmiti-las ao cérebro, com a sua degradação, a pessoa passa a ter uma perda gradual da visão, ou, em casos mais graves, vir a sofrer de cegueira.
O que leva uma pessoa a ter glaucoma?
As principais causas para uma pessoa vir a ter o glaucoma no olho são:
- Pressão intraocular elevada
- Histórico familiar
- Uso prolongado de medicamentos com corticóides
- Diabetes e hipertensão arterial
- Idade superior a 40 anos
- Afrodescendentes
Inclusive, ao notar algum problema na vista, procure pelo Instituto de Oftalmologia Castilho, que é uma clínica onde você poderá fazer uma série de exames. Alguns deles, por exemplo, que são específicos para o diagnóstico de glaucoma, são a OTC e a gonioscopia.
O que fazer ao ser diagnosticado com glaucoma?
Ao ser constatada esta doença ocular, é preciso que você converse com o seu oftalmologista em Presidente Prudente para que ele lhe informe quais são os métodos de tratamento cabíveis de acordo com o seu caso em específico.
Caso você precise de um profissional para tratar deste problema de visão, entre em contato conosco do IOC (Instituto de Oftalmologia Castilho) e agende a sua avaliação com um dos nossos especialistas. Nesta clínica de oftalmologia em Presidente Prudente, é possível realizar a consulta, os exames e até mesmo o tratamento em um só lugar, com muito mais rapidez e praticidade.
Tratamento para glaucoma em Presidente Prudente
De acordo com o corpo clínico do Instituto de Oftalmologia Castilho, alguns dos tratamentos para o glaucoma que podem ser recomendados são: colírios específicos (para baixar a pressão ocular e evitar a lesão do nervo óptico), lasers, uso de pílulas e remédios e até mesmo cirurgias.
Existe cura para o glaucoma?
Não, esta é uma doença crônica, e, infelizmente, não tem cura. O tratamento para glaucoma é de suma importância para que a doença não evolua, e chegue ao estágio de causar cegueira ao paciente, e para que o indivíduo possa controlar a pressão intraocular, tendo uma melhor qualidade de vida dos seus olhos.
Quanto antes você procurar por um oftalmologista e mais cedo estabelecer-se o diagnóstico, mais rápido será o início do tratamento para glaucoma. E, neste caso, em específico, quanto mais rápido você começar a tratar, menores serão os efeitos adversos da doença. Portanto, entre em contato conosco e agende a sua consulta de avaliação.