Home

>

Blog

>

Tratamento para retinopatia diabética: quais são os métodos utilizados?

Tratamento para retinopatia diabética: quais são os métodos utilizados?

Oftalmologista em Presidente Prudente

Leia tudo sobre o tratamento para retinopatia diabética e se informe quanto aos principais métodos utilizados para isso.

Ao ser diagnosticado com a doença retinopatia diabética, que é um dos problemas de visão que acomete a retina, o paciente é indicado ao tratamento, que vai variar de acordo com a necessidade da pessoa. Existem métodos mais voltados àqueles nos estágios iniciais e outros para o público que já esteja com a visão comprometida. Portanto, confira abaixo algumas das informações primordiais sobre isso. 

Como é a visão de quem tem retinopatia diabética?

Aqueles que têm retinopatia diabética podem sofrer com fatores como: visão borrada, perda progressiva da visão central ou periférica, visão noturna prejudicada, manchas na visão ou até distorção da vista. 

Tratamento para a retinopatia diabética em Rancharia

Depois que o seu oftalmologista em Rancharia constatar o diagnóstico de retinopatia diabética, será preciso analisar o melhor tratamento para o caso. Os profissionais do IOC (Instituto de Oftalmologia Castilho) podem indicar, por exemplo:

  • Medicamentos anti-inflamatórios
  • Fotocoagulação a laser: para “secar” os neovasos e diminuir o inchaço macular.
  • Medidas de controle da diabetes: como as dietas, pílulas hipoglicemiantes e a insulina.
  • Cirurgia vitrectomia: buscando remover hemorragias vítreas e neovasos que causam sangramentos.

De modo geral, entenda que todos esses métodos de tratamento são usados para que a glicemia e/ou pressão arterial possam ser controladas. 

Existe cirurgia para a retinopatia diabética? 

Sim, existe cirurgia para a retinopatia diabética e ela é denominada vitrectomia. Esta, inclusive, pode ser feita no Instituto Castilho, que está composto por um corpo clínico qualificado em retina e diversas outras especialidades

A vitrectomia é um procedimento cirúrgico de baixo risco, realizado, na maioria das vezes, com anestesia local e sedação do paciente e com uma duração média de até 20 minutos, apenas. Ela tem como objetivo estabilizar o sangramento e as trações que ficam acumuladas na região da retina.    

Retinopatia diabética tem cura?

Infelizmente, a retinopatia diabética não tem cura. Mas, como abordamos acima, existem alguns tratamentos que auxiliam no controle da doença e no melhor bem-estar do paciente. Por isso, ao notar algum desconforto nos olhos, não hesite em procurar pela clínica de oftalmologia em Rancharia. Quanto antes você cuidar do seu problema de visão, maior será a sua qualidade de vida. 

Entre em contato conosco e agende a sua consulta de avaliação com um de nossos especialistas.